segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Exposição Proesia


Proesia, prosa e poesia juntas, exposição feita no pequeno espaço Haroldo de Campos, entre escrivaninha e estantes de vidro, mostra vários exemplares da Odisséia, um dos livros fundadores da literatura ocidental.. O herói Ulisses de Homero, em sua volta para casa, na ilha de Ítaca, terminada a guerra de Tróia, passa por várias aventuras em sua viagem que durou 10 anos.
Ao parodiá-la em 1922, James Joyce em seu Ulisses, dá início ao romance moderno. Seu herói é um homem comum, os feitos, coisas do cotidiano, e a ação passa-se em um dia. A inovação na forma e na estrutura do texto faz com que o personagem e o enredo percam importância. A linguagem é o foco.
No Brasil, seus herdeiros são Macunaíma de 1926, Grande Sertão de 1956, Catatau de 1975, e Riverão Sussuarana de 1977. Homero e Joyce estão presentes nessas obras. É uma nova prosa, onde poetisam-se os textos. Haroldo de Campos, nas Galáxias, faz o contrário, escreve um poema em prosa---é a proesia, nome dado por Caetano Veloso. O livro é uma viagem, como a de Homero, onde o lido, o vivido e o treslido estão presentes em tudo, e como em Joyce, a linguagem é que é o personagem principal.


Programação Setembro

Introdução ao Blog

Este trabalho tem por finalidade o aprofundamento no tema pluralidade cultural e, para tanto, estuda as atividades desenvolvidas no Centro Cultural Casa das Rosas, onde ocorrem mensalmente exposições, saraus, cursos, visitas estudantis, work shops, palestras: eventos que tratam de diferentes manifestações culturais e também de vários autores. Através da criação de um blog, realizar-se-á a divulgação do mesmo. Serão analisados quais são os objetivos e as expectativas que o curador da Casa das Rosas busca atingir com essas atividades culturais. Como objetivo específico pretende - se compreender como o curador de um importante centro cultural, cria eventos multidisciplinares, respeitando os Parâmetros Curriculares Nacionais, neste trabalho especificamente investigado pela ótica da pluralidade cultural.


          Esta pesquisa busca responder às questões:

·           Em relação aos critérios utilizados para a realização da programação, existe uma demanda da cidade de São Paulo, dos frequentadores do centro cultural, sobre o tema?
·          O ambiente que explora a pluralidade cultural é  também um lugar onde se exercita a cidadania? Como se insere a Casa das Rosas neste tema tão marcado pelo preconceito e discriminação?
·          Organizar um ambiente cultural leva à formação de futuros artistas ou de futuros apreciadores da arte?

Busca-se neste trabalho esclarecer e expandir o conceito que o cidadão comum tem a respeito de um centro cultural, oferecendo àqueles que procuram esses lugares meios de reconhecer que tipo de experiências e expectativas podem - se vivenciar nesses espaços públicos. As informações colhidas com o trabalho, e devidamente postadas no blog, pretendem ampliar as noções básicas à cidadania com respeito aos temas transversais.
 Os materiais a serem utilizados serão: artigos de jornais e entrevistas, livros adquiridos e disponíveis em bibliotecas, material coletado em Internet, “dissertações e teses”. O veículo condutor deste trabalho será a construção de um blog.