PLANO DE AULA DO PROFESSOR
Aula de letramento crítico
1) Na aula falamos sobre o livro de
Ernest Hemingway, “The Moveable Feast”, Paris é uma festa, e do filme
“Midnight in Paris”, do diretor Woody Allen.
O livro trata da
vida em Paris nos anos vinte: uma cidade que catalisou as grandes
mudanças sociais e econômicas ocorridas na Europa a partir do Séc. IXX:
* mudanças impulsionadas pelo Marxismo que levantou a bandeira da classe trabalhadora,
*
mudanças de significado do ser humano propostas por Sigmund Freud, que
com a idéia de subconsciente introduziu a subjetividade dos sonhos, dos
desejos e das neuroses e
* mudanças estéticas de artistas como
Pablo Picasso, que levou em frente às mudanças dos impressionistas,
transformando ainda mais as artes.
Os escritores, artistas e
pensadores vindos dos Estados Unidos, do leste europeu e de outras
cidades européias encontravam em Paris o clima e as idéias do
Modernismo.
* Arte Moderna foi como ficou conhecido o “amplo
movimento que abarcou todos os ISMOS de vanguarda da primeira metade do
Séc. XX, como o primitivismo, expressionismo, cubismo, futurismo,
dadaísmo, construtivismo, surrealismo, etc.
Os americanos em
particular, ainda cultuavam na literatura obras no etilo realista e até
existia certa resistência quanto aos muitos ISMOS europeus.
*
Ernest Hemingway experimenta o clima modernista e cria uma literatura de
estilo fluente, coloquial, misturando experiências jornalísticas com
literárias.
O termo “Lost generation”, geração perdida foi usado para qualificar os artistas que circulavam em Paris nessa época
*
O termo foi cunhado pela escritora Gertrudes Stain, que também
escreveu um livro sobra a Paris dos anos vinte. Apesar de parecer
pejorativo, o termo cai como título àqueles que procuraram liberdade de
expressão numa cidade liberal como Paris.
2) Reflexão
sobre o contexto sócio-cultural apresentado e nossas vivências atuais.
Vamos sugerir três perguntas: Discussão com levantamento das idéias dos
alunos.
* Proposta aos alunos a seguinte discussão: será que
essas manifestações ocorridas no início do Séc. XX têm alguma relação
com nossa época? O filme de Woody Allen não é um filme de época ou
histórico, mas sim uma aproximação das ocorrências de Paris dos anos 20
com nossos dias. É o que também nós propomos fazer aqui. Vamos discutir
três questões:
1) Qual a relação entre mudanças sociais com
mudanças na forma de expressão artísticas. Essa pergunta tem muita a
ver com uma questão sempre em pauta: A vida imita a arte ou a arte imita
a vida? Existe relação entre vida e expressão artística ou vice versa?
Discussão
Para
nós a expressão artística acontece como forma de explicar a vida e
interage com as mudanças como portadora de respostas aos impulsos que a
vida dá ao ser humano. Um exemplo está na literatura. Os estilos
literários, para estudá-los, temos sempre de contextualizá-los com sua
época, pois eles são espelhos dela. Os estilos não são para sempre assim
como os gêneros, porque nossa relação com o mundo muda.
O
realismo foi uma resposta européia aos avanços industriais, uma mudança
da forma de ler a vida, uma transposição para a literatura da posição
científica exigida pela revolução industrial.
Já o modernismo
acontece em um contexto diferente. As forças econômicas do mundo mudaram
com a I guerra mundial, e continuam mudando, gerando grande tensão que
vão culminar na II guerra mundial. As pessoas precisam achar uma nova
forma de expressão, não precisam mais do realismo. Surge uma reação que
incorpora a psicanálise, a luta de classes, o individualismo.
2)
Será que a única geração que ganhou um titulo que a identificava como
grupo unido foi a Geração perdida? Não tivemos outras gerações que
mudaram o mundo e que receberam um nome?
Discussão.
Existe
sim. Na literatura após a segunda guerra a geração que voltou aos
estados unidos e que agitava culturalmente ficou conhecida como geração
beat, tempos depois tivemos outra geração importante que nasceu das
lutas de 1968 em paris envolvida com a criação cinematográfica chamada
depois pelos americanos de geração hippe. Depois da segunda guerra houve
um grande crescimento populacional e a geração seguinte foi chamada de
geração baby boom. Tivemos também a geração coca cola depois dos rippes
que era acusada de pensar pouco nas questões sociais.
3) Que tipo de modificações estamos passando no sec. XXI e na literatura?
Discussão.
Lemos
outro dia o texto do filosofo Baoer. Ele nos fala de uma sociedade
individualiza, com dificuldade de acompanhar as exigências modernas,
falamos muito de competitividade e é claro da dependência tecnológica
que está se formando entre nós. Este é mundo do sec. XXI que também tem
sua forma de expressão artística. Enfim, podemos considera que toda
época é uma época de mudança e por isso especial como sugere o filme de
Wood Allen.
Aula de letramento crítico
Prof. Cielo
Grupo: Michael, Heloisa, Rita e Carlos