segunda-feira, 28 de maio de 2012

PLANO DE AULA DO PROFESSOR

Aula de letramento crítico

1) Na aula falamos sobre o livro de Ernest Hemingway, “The Moveable Feast”, Paris é uma festa, e do filme “Midnight in Paris”, do diretor Woody Allen.


O livro trata da vida em Paris nos anos vinte: uma cidade que catalisou as grandes mudanças sociais e econômicas ocorridas na Europa a partir do Séc. IXX:

* mudanças impulsionadas pelo Marxismo que levantou a bandeira da classe trabalhadora,
* mudanças de significado do ser humano propostas por Sigmund Freud, que com a idéia de subconsciente introduziu a subjetividade dos sonhos, dos desejos e das neuroses e
* mudanças estéticas de artistas como Pablo Picasso, que levou em frente às mudanças dos impressionistas, transformando ainda mais as artes.
Os escritores, artistas e pensadores vindos dos Estados Unidos, do leste europeu e de outras cidades européias encontravam em Paris o clima e as idéias do Modernismo.
* Arte Moderna foi como ficou conhecido o “amplo movimento que abarcou todos os ISMOS de vanguarda da primeira metade do Séc. XX, como o primitivismo, expressionismo, cubismo, futurismo, dadaísmo, construtivismo, surrealismo, etc.
 Os americanos em particular, ainda cultuavam na literatura obras no etilo realista e até existia certa resistência quanto aos muitos ISMOS europeus.
* Ernest Hemingway experimenta o clima modernista e cria uma literatura de estilo fluente, coloquial, misturando experiências jornalísticas com literárias.
O termo “Lost generation”, geração perdida foi usado para qualificar os artistas que circulavam em Paris nessa época
* O termo foi cunhado pela escritora Gertrudes Stain, que também escreveu um livro sobra a Paris dos anos vinte. Apesar de parecer pejorativo, o termo cai como título àqueles que procuraram liberdade de expressão numa cidade liberal como Paris.



2) Reflexão sobre o contexto sócio-cultural apresentado e nossas vivências atuais. Vamos sugerir três perguntas: Discussão com levantamento das idéias dos alunos.

* Proposta aos alunos a seguinte discussão: será que essas manifestações ocorridas no início do Séc. XX têm alguma relação com nossa época? O filme de Woody Allen não é um filme de época ou histórico, mas sim uma aproximação das ocorrências de Paris dos anos 20 com nossos dias. É o que também nós propomos fazer aqui. Vamos discutir três questões:

1) Qual a relação entre mudanças sociais com mudanças na forma de expressão artísticas. Essa pergunta tem muita a ver com uma questão sempre em pauta: A vida imita a arte ou a arte imita a vida? Existe relação entre vida e expressão artística ou vice versa?
Discussão
Para nós a expressão artística acontece como forma de explicar a vida e interage com as mudanças como portadora de respostas aos impulsos que a vida dá ao ser humano. Um exemplo está na literatura. Os estilos literários, para estudá-los, temos sempre de contextualizá-los com sua época, pois eles são espelhos dela. Os estilos não são para sempre assim como os gêneros, porque nossa relação com o mundo muda.
O realismo foi uma resposta européia aos avanços industriais, uma mudança da forma de ler a vida, uma transposição para a literatura da posição científica exigida pela revolução industrial.
Já o modernismo acontece em um contexto diferente. As forças econômicas do mundo mudaram com a I guerra mundial, e continuam mudando, gerando grande tensão que vão culminar na II guerra mundial. As pessoas precisam achar uma nova forma de expressão, não precisam mais do realismo. Surge uma reação que incorpora a psicanálise, a luta de classes, o individualismo.

2) Será que a única geração que ganhou um titulo que a identificava como grupo unido foi a Geração perdida? Não tivemos outras gerações que mudaram o mundo e que receberam um nome?
Discussão.
Existe sim. Na literatura após a segunda guerra a geração que voltou aos estados unidos e que agitava culturalmente ficou conhecida como geração beat, tempos depois tivemos outra geração importante que nasceu das lutas de 1968 em paris envolvida com a criação cinematográfica chamada depois pelos americanos de geração hippe. Depois da segunda guerra houve um grande crescimento populacional e a geração seguinte foi chamada de geração baby boom. Tivemos também a geração coca cola depois dos rippes que era acusada de pensar pouco nas questões sociais.


3) Que tipo de modificações estamos passando no sec. XXI e na literatura?
Discussão.
Lemos outro dia o texto do filosofo Baoer. Ele nos fala de uma sociedade individualiza, com dificuldade de acompanhar as exigências modernas, falamos muito de competitividade e é claro da dependência tecnológica que está se formando entre nós. Este é mundo do sec. XXI que também tem sua forma de expressão artística. Enfim, podemos considera que toda época é uma época de mudança e por isso especial como sugere o filme de Wood Allen.

Aula de letramento crítico
Prof. Cielo
Grupo: Michael, Heloisa, Rita e Carlos